sábado, 19 de junho de 2010

SE ESTA IMAGEM TE CAUSOU QUALQUER EFEITO, POR FAVOR, CORRA PARA O CINEMA E VEJA “O ESCRITOR FANTASMA” (2010), MAIS RECENTE FILME DE ROMAN POLANSKI!

Não posso dar muitos detalhes, pois o filme é surpreendente e urgente em suas denúncias, mas, mesmo para quem não se interesse muito por hermenêutica persecutória, o filme é genial! Genial porque realizado por um verdadeiro “autor”. Autor de cinema! Realizado por um cineasta preso por um crime que divide opiniões. Alguns dizem que já deveria ter expirado. Outros, que não há perdão. Independentemente de qual seja a opinião sobre um tema, a certeza: mesmo que este crime não seja nem de longe mencionado no enredo do filme, os questionamentos sobre ele estão lá, a nos perturbar, nos forçando a tomar posição, ao mesmo tempo em que percebemos que estamos completamente cerceados. Não há mais saída! Tal qual o dia em que li “O Processo”, de Franz Kafka, senti-me como se estivéssemos sendo vigiados e perseguidos o tempo inteiro, não importa de que lado estejamos, não importa quais práticas políticas ponhamos em prática, seremos perseguidos! Roman Polanski traduziu a minha agonia em CINEMA – com letras maiúsculas. Recomendo, de coração!

Quanto à foto, alguém se lembra do fato? Diz respeito a soldados norte-americanos que aprisionaram suspeitos muçulmanos de terrorismo que, completamente desrespeitados em suas crenças morais e religiosas, são obrigados a acariciarem suas genitálias em frente a câmeras, obrigados a se beijarem entre si, a masturbarem-se uns aos outros, mesmo que não fossem necessariamente culpados daquilo que foram acusados. Tratava-se de uma nova tática de tortura: traumatizar os suspeitos pela cepa, naquilo que carregam de mais sagrado: sua pudicícia sexual. Será que os culpados por esta desonra foram punidos? Alguém não arrisca dizer que “não”?

Wesley PC>

Um comentário: