sábado, 23 de abril de 2011

Moral como conclusão reflexiva de uma pintura de parede.


Afim de reparar, ou melhor, escamotear a aparência da pintura do meu quarto, escondendo os furos, comprei uns posteres da coleção caras de pinturas, que acidentalmente encontrei em um sebo. Das uma das replicas foi uma terrivelmente sublime do pintor austríaco Egon Schiele, que viveu apenas 28 anos, mas produziu intensamente durante a sua vida. Seu trabalho é marcado por forte teor sexual e dizem os seus estudiosos que sofreu forte influência de Sigmund Freud, por isso fez diversos auto-retratos, inclusive se masturbando.

Conheço pouco suas telas, mas pelo que ando pesquisando, ele se tornará um dos meus favoritos. Também não sei explicar muito bem, mas nutro uma forte atração pele pintura expressionista, catalogam-no como pertencente a este movimento artístico e não sei se é a densidade que empregam nas figuras mostrando-as sempre disformes e com um aspecto de sofrimento e minha exuberante identificação pela dor pulsa nessas horas ou se algo o prazer intelectual , da paixão pelo sensível. Deve haver explicação mais plausível para meu afeto acerca do expressionismo, com certeza uma delas é a intensidade de emoções que as telas passam.

Então, quando comprei fiquei entusiasmado, “terei um quarto com pinturas espalhadas, fotos de filmes......etc”, tencionei fazer um quarto com uma decoração bem PIMBA, mas ainda não se efetuou, ele esta mais sóbrio que nunca , do jeito que sou, e outra coisa, acabei me acostumando com as paredes em estado de deterioração, é do jeito que elas são ou as mudo de vez ou não adianta escamotear. E isso vale pra vida!


Beijos

Jadão

5 comentários:

  1. Estamos em sintonia, Jadito. Nossa, como estamos!

    "acabei me acostumando com as paredes em estado de deterioração, é do jeito que elas são ou as mudo de vez ou não adianta escamotear."

    No meu caso: Venham os tijolos, massa, argamassa, e pintura nova em folha!

    ResponderExcluir
  2. Não preciso extipar nada, nem ninguém e me sinto tão melhor. Tomara que eu te encontre no msn. Preciso lhe falar.

    ResponderExcluir
  3. Saudade!!!! E vontade de compartilhar!!! Que bom que temos esse blog!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia os autos-retratos masturbatórios do Egon Schiele nem sabia que tinha morrido taõ jovem, mas amo o seu estilo ultra-expressionista - tem até um filme sobre ele, mas parece que é banal... Quero ver, mesmo assim... Quem sabe, né?

    Viva a pimbice!

    WPC>

    ResponderExcluir
  5. Sinto muita falta de ti, do jeitinho que tu és e do jeitinho que nós somos. Amo-te!

    ResponderExcluir