segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Hoje acordei com D. W. Griffith.



Quando acordei o dia estava chuvoso. Chovia lá fora. Abri a janela e senti um leve frio.

Lembrei que estava em dívida com um filme: A Inocente Pecadora(1921) de D.W. Griffith. Não deu outra sentei na cama e coloquei o filme no aparelho de DVD.

Ultimamente tenho me ocupado a ver os filmes que concorrem ao Oscar 2011, pois como todos sabem sou daqueles que ainda conserva o mau hábito de prestigiar essa premiação. Bem, diante de tantas obras medianas que estão no pário esse ano, nada como um autêntico e potente filme americano, carregado de ideologia e consolidando um modo hegemônico de narrativa fílmica.

A Inocente Pecadora é um filme absoluto , desde a narrativa com a magnífica montagem paralela e com o sistema melodramático estrutural, com uma direção perspicaz, ousada, desafiadora e revolucionária de Griffith, atuações dignas e impressionantes. Lilian Gish se tornando o primeiro mito fêmeo da história do cinema, sequencias alucinantes como a do rio congelado e um roteiro pra lá de atual.

Impactado depois da excelente sessão, fui tomar um banho e comer miojo com pimentão.

Bom dia....

Jt

Um comentário:

  1. Pimentão depois daquela maravilhosa cena do gelo, depois daquele julgamento e da reabilitação moral da protagonista, eis o que faz bem!

    Este filme é lindo!
    Conheci-o como A CAMINHO DO LESTE, maravilhoso!

    WPC>

    ResponderExcluir