sábado, 28 de agosto de 2010

GENTE GRANDE PENSA MAIS?!

Já deve ser de conhecimento geral que eu estou envolvido com aquelas sessões de filmes patrocinados pelo COPRE/UFS (Coordenação de Promoções Culturais e Recreativas da Universidade Federal de Sergipe) às quintas-feiras. Basicamente, meu papel (por enquanto) se resume a entregar uma lista de filmes, que será revista pelo Pró-Reitor de Graduação e, se aprovada, exibida. Dentre os filmes programados para os meses vindouros, organizei uma verdadeira salada de gêneros, de maneira que fui visitado por uma funcionária do COPRE na semana passada:

-“Wesley, estávamos aqui a verificar os filmes que tu enviaste para o mês que vem e percebemos que DUMBO é um filme infantil.
- Sim, e o que é que tem isso?
- Tu vais passar um filme infantil mesmo?!
- E o que é que tem?!
- (...)
- Se serve de consolo, avisa a quem quiser contestar que este filme, na verdade, tem um contexto sob-reptício sobre crianças usuárias de drogas.
- É?!
- É. Na verdade. É um tema secundário, mas rende um bom discurso universitário”.


A conversa seguiu adiante, mas o que eu queria abordar inicialmente já está contido no diálogo acima: queriam boicotar uma das minhas sugestões não por que o filme é demasiado comercial (Disney) ou coisas do gênero, mas... Porque ele é infantil! Infantil? Meu Deus, o que quer dizer este termo hoje em dia?! E, pior: como pode que alguém não conheça “Dumbo” (1941, de Ben Sharpsteen), que não reconheça o quanto este filme é genial enquanto forma e discurso, que não admire todo o cabedal nostálgico a ele atrelado, que não conheça o seu subtexto psicodélico? Absurdo! Por essas e outras é que, com todas as concessões apolíticas que impinjo a mim mesmo enquanto subsumido a este projeto alheio, eu insisto em participar dele, em alimentá-lo materialmente: nem que seja no plano da mera exibição, deve funcionar para alguma coisa!

Wesley PC>

3 comentários:

  1. Nossa. Eu não acho absurdo alguém deixar de conhecer até Dumbo. Mas, as concepções de criança e infantil sempre me assutam. E acho que sua participação é necessária, pois se assim não o fosse, se não existissem pariticipações assim, eu nem sei o que falar sobre...Sinto vontade de xingar, mas nem a fim disso estou agora nessa fase de TPM. No mais...continue colaborando com filmes e opiniões assim como as suas...

    ResponderExcluir
  2. (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
    DUMBO é soberbo! Ponto...
    O engraçado no diálogo acima é que a funcionária perguntou se podia colocar o trecho sobre o uso de drogas na infância na sinopse do filme (risos). Imagina?

    WPC>

    ResponderExcluir