
-“Wesley, estávamos aqui a verificar os filmes que tu enviaste para o mês que vem e percebemos que DUMBO é um filme infantil.
- Sim, e o que é que tem isso?
- Tu vais passar um filme infantil mesmo?!
- E o que é que tem?!
- (...)
- Se serve de consolo, avisa a quem quiser contestar que este filme, na verdade, tem um contexto sob-reptício sobre crianças usuárias de drogas.
- É?!
- É. Na verdade. É um tema secundário, mas rende um bom discurso universitário”.
A conversa seguiu adiante, mas o que eu queria abordar inicialmente já está contido no diálogo acima: queriam boicotar uma das minhas sugestões não por que o filme é demasiado comercial (Disney) ou coisas do gênero, mas... Porque ele é infantil! Infantil? Meu Deus, o que quer dizer este termo hoje em dia?! E, pior: como pode que alguém não conheça “Dumbo” (1941, de Ben Sharpsteen), que não reconheça o quanto este filme é genial enquanto forma e discurso, que não admire todo o cabedal nostálgico a ele atrelado, que não conheça o seu subtexto psicodélico? Absurdo! Por essas e outras é que, com todas as concessões apolíticas que impinjo a mim mesmo enquanto subsumido a este projeto alheio, eu insisto em participar dele, em alimentá-lo materialmente: nem que seja no plano da mera exibição, deve funcionar para alguma coisa!
Wesley PC>
Nossa. Eu não acho absurdo alguém deixar de conhecer até Dumbo. Mas, as concepções de criança e infantil sempre me assutam. E acho que sua participação é necessária, pois se assim não o fosse, se não existissem pariticipações assim, eu nem sei o que falar sobre...Sinto vontade de xingar, mas nem a fim disso estou agora nessa fase de TPM. No mais...continue colaborando com filmes e opiniões assim como as suas...
ResponderExcluireu quero ver Dumbooo
ResponderExcluir(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
ResponderExcluirDUMBO é soberbo! Ponto...
O engraçado no diálogo acima é que a funcionária perguntou se podia colocar o trecho sobre o uso de drogas na infância na sinopse do filme (risos). Imagina?
WPC>