terça-feira, 10 de maio de 2011

Sentimento família 2-o efeito quiabo.



Estes dias vem sendo dias estranho, um pouco fora de ritmo de estudo, me acostumando com o clima seco e frio de Goiânia. Hoje me acordei tarde pra cacete, meio assustado com o chamado de Joyce e depois de duas horas mergulhei no fazer do almoço, enquanto Aelton lavava roupa e Joyce arrumava seu quarto, preparei arroz com cenoura e alho e um cozido de quiabo com um montão de verdura e tempero curry de da aquele sabor picante. Nossa como ficou bom, Joyce reclamou do quiabo que ela não tem costume de comer e que e escorregadio e difícil de descer, eu ri neste momento e lembrei do filme que vi domingo na casa de um casal amigo " O Mensageiro do diabo"(1955)de Charles Laughton.

O que tem a ver Quiabo com o filme citado? exatamente a dificuldade que tive na sessão de senti o filme como esperava, já que eu nunca tinha visto e que era um daqueles que gostaria de ter visto desde pequeno (depois de ver uma foto da personagem principal que destacava exatamente a palavra LOVE na mão esquerda dele apoiada numa cerca de madeira), um filme que desliza durante sua exibição, mas que tive dificuldade de ver, de me sensibilizar com ele. Contudo, seu protagonista é o que o filme tem de melhor.A depressão americana é o pano de fundo da estória de um assassino, que disfarçado de um carismático missionário enviado por Deus tenta dá mais um golpe em uma viúva de cidadezinha americana.
O filme pode ter várias leituras, desde a de guerra fria entre o Estado soviético e o americano, assim como ao movimento petencostal americano que eclodia com força desde a quebra da bolsa em 29. porém a seqüencia de eventos finais do filme enfraquece e muito o resultado geral. mais ainda assim foi bom ter realizado o desejo de vê-lo!

JT

3 comentários:

  1. Tu nunca tinhas visto este filme, não? Pois, então, Jadão: acho-o justamente inverossímil na composição dos personagens e dos eventos de ação, de maneira que tive os mesmos problemas e dificuldades que tu... Apesar de fotogrática, tecnicamente e interpretativamente, o filme sre genial (a imagem só demonstra muito bem), na prática, na conduição narrativa, no aproveitamente da mulher afogada, o filme peca bastante... Fica tudo tão... sei lá, artificial!

    mas é um ótimo e impactante filme!

    E eu amo quiabo, amo quiabo!

    WPC>

    ResponderExcluir
  2. exatamente isso: artificial, parecia que o diretor estava fazendo por fazer, deixando a cabo dos técnicos e atores....sem aquela pegada sabe...

    ResponderExcluir