quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eu fui certa vez ator de teatro


o bom de estar perto dos grandes centros culturais do país é mesmo o acesso aos grandes e bons eventos culturais do país. essa semana aqui em Goiânia, acontece um tal de Banquete do livro" que além de vender livros, promove peças, shows e conversas com diversos autores e personalidades. A convite de uma amiga foi ver o monólogo intitulado "O LIVRO", protagonizado pelo astro global, Eduardo Moscovis em sua primeira incursão neste gênero teatral e para a minha surpresa o espetáculo não foi ruim como eu imaginava, mas poderia ser bem melhor se não tivesse a pretensão de ser poético ou de pretender uma meta-linguagem.

Mas fiquei impressionado com a interpretação do Moscovis e de como ele se doou sem o estigma da grande estrela da globo, aliás tinha momentos que ele parecia não ser de outro lugar se não do teatro, e olha que não achei a peça tão boa assim, mas uma coisa que me encanta no teatro a capacidade do ator de se transformar, e de estar ali desprotegido, ao vivo mesmo, sem mediações.

"O Livro" conta a estória de um rapaz que esta a beira se cegar, tem uma doença hereditária e ganha de seu pai um livro bem no dia que ira cegar.

é bem simples, com recursos bem poucos e com uma direção conceitual que busca mexer com a fantasia e o imediato, ou seja, tenta confundir o espectador,em alguns momentos nos perguntamos se o ator está em performance ou está fora dela, verdade ou fantasia, só não gostei mais,por que achei o tom as vezes muito dramático e over para a proposta que pretensamente era de causar estranhamento com certos cortes bruscos para deixar justamente em suspenso a realidade do que se está se vendo.

Nota 7,0 para a boa condução do ator, e 6,0 para o espetáculo.

2 comentários:

  1. Lembrei agora dum monólogo que vimos, faz tempo, lá no Atheneu, sobre um palhaço que chorava, lembras? Bons tempos... E sim, sim, nada como esta disponibilidade mais do que benfazeja! Chocado em te ver elogiando o Eduardo Mosovis, quem diria?

    WPC>

    ResponderExcluir
  2. até eu fiquei chocado Wesley, até eu!

    ResponderExcluir