domingo, 14 de novembro de 2010

Dias A-tipicos



Tenho tido dias a-típicos, mas é uma escolha e portanto....

Temor e Tremor é daqueles livros que nos tira do nosso centro gravitacional
definido como um canto à Fé, onde o pseudônimo de Kierkegaad, Johannes de Silentio, narra a trajetória do Cavaleiro da Fé, ABRAÂO, que no silêncio da angústia sobe o monte Morijia para sacrificar Isaac seu filho.
Filho que teve na velhice como dádiva de Deus. mas como prova de amor a Deus e a si mesmo Abraão deve sacrificá-lo e no silêncio paradoxal do absurdo ele entra em relação absolutamente com o absoluto e na total imersão em sua subjetividade, tornando-se assim um Indivíduo acima da moral.
ele sofrendo em silêncio deseja e deve sacrificar seu amado filho. Socialmente ele é um assassino, mas ao olhos da Fé ele é cumpri o dever de amar a Deus.

poderia passar mais tempo falando sobre o sentimentos oculto e initeligível de Abraão segundo a perspectiva admiradora Kierkegaardiana, mas tenho que voltar para o árduo trabalho de leitura.

beijos a todos

Jt

4 comentários:

  1. De maneira que, depois que Javé explica que era apenas um teste para a fé do tal Abraão, este é levado a sacrificar um cordeiro... OK, socialmente ele é um assassino e, aos olhos da Fé e cumprindo o que tu aí defendes como "amor a Deus", ele é um assassino também - mas deve fazer parte do pacto. Ou fez, né? Está na Bíblia. Não gosto desta estória, pronto, assumo!

    WPC>

    ResponderExcluir
  2. é justamente na incompreensão no absurdo do ato que se põe a fé, gostar ou desgostar da estória, caro wesley é irrelevante, ela é uma ilustração daquele que na fé tornou-se indivíduo, tem outros fatos que envolve esta estória tão indignos como o fato do sacrifício do cordeiro, se bem me lembro, o filho bastardo da escrava é abandonado também e por ai vai...
    Jt

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jadson! Fico feliz em vir aqui e ler este texto que você compartilha. Essa passagem é mesmo muito intrigante, tenho por certo que o livro tenha sido muito feliz em seu tema. Se não é o desfeche que teve o episódio, Abraão teria se tornado um assassino pela fé. Talvez seja mesmo assim. Pela fé é que somos provados. Abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Então, talvez fosse melhor tu passares mesmo mais tempo falando sobre a tal ininteligibilidade... Ou talvez eu devesse ler o livro, ir direto ao ponto, e saber o que o Sorezinho acrescenta em relação à estorieta bíblica que, insisto, não é das minhas preferidas. Mas, deixe quieto: sabes bem que tipo de conotação de fé eu sigo, né? talvez não difira tanto... talvez eu seja um assassino aos olhos da sociedade também, que seja. Deus é aquele que é!

    WPC>

    ResponderExcluir