sexta-feira, 14 de maio de 2010

Landscape

Há uma palavra da língua inglesa da qual eu gosto muito: landscape, que em português significa paisagem. Primeiro eu gostaria de ressaltar que sou uma apaixonada pelas paisagens. Principalmente aquelas que vi pessoalmente no carnaval em Pernambuco, e também as paisagens de Kiarostami. Nelson Brissac Peixoto afirma: existe um cinema como paisagismo, mais do que arte do espaço. A diferença é que, no primeiro caso, a paisagem tem alma. E as paisagens de Kiarostami têm alma. Mas voltando à palavra landscape, ora, por quê gosto tanto dela? Separemos o vocábulo - land+scape-. Land=terra, escape=fuga. Mais parece que é uma terra para onde podemos escapar.

Hoje eu viajo finalmente! Daqui a poucas horas! Amo viajar. Quando viajo é como se eu estivesse fugindo do "mundo real", do universo das coisas cotidianas, da mesmice, das preocupações. Passo uns dias única e exclusivamente dedicada ao hedonismo.

De certa forma as viagens são um divisor de águas. Ao retornar eu começo logo a me dedicar aos meus projetos. E se eu quero ganhar um salário decente no futuro não é para comprar carro - posto que não tenho noção de espaço e seria uma péssima motorista -, nem ter uma casa grandona cheia de móveis - detesto casas onde você mal pode se deslocar. É sim para poder conhecer os mais variados lugares do Brasil e do mundo.

Tenho uma enorme vontade de conhecer a França, Israel, Tailândia, Espanha, Itália, Cuba e o Egito. Às vezes acho que isso não combina com ter filhos, que eles me prenderiam à terra. Também não me vejo casada, por mais que sinta falta do amor! Talvez eu seja sonhadora demais!

Aqui vou eu, pra não muito longe. Como diria Chico Science, "um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar...". E assim como cantava Elliott Smith, "to find some beautiful place to get lost...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário