segunda-feira, 10 de maio de 2010

Filosofia empresarial

Eu nunca tive talento para crescer em empresa. Nunca fui empreendedora. Não é por não ser ambiciosa, batalhadora. É que simplesmente o que chamam de "mercado" nunca me atraiu. E é por isso que tenho essa vontade de me refugiar no universo acadêmico.

Não que a universidade seja uma maravilha. É um meio bairrista, cheio de queridinhos, distante da vida prática... Mas juro que prefiro ouvir idiotice de um doutor do que de um "empregador".

Para ser alguém nesse mundo, você tem que seguir a filosofia empresarial. Uma boa aula de filosofia empresarial são as reuniões de empresa. Só que eu deixava de ir a boa parte delas e quando ia bocejava ou ria baixinho do que diziam. A coisa mais patética que vi foi uma senhora afirmar com voz emocionada, quase chorando, que "quem se cobra não precisa ser cobrado" e que "devemos cuidar da empresa com muito carinho, como se fosse nossa".

Todo a ideologia empresarial gira em torno do pressuposto ilusório - no sentido marxista mesmo - de que a empresa é SUA. Só que não é, nunca foi, nem será. A empresa é do cara que te explora ao máximo e que lucra muito às custas do seu trabalho suado.

Essa ideologia afirma também que "você não sofreu exploração por ser uma pessoa desesperada em início de carreira", na verdade você teve UMA GRANDE OPORTUNIDADE. Não é que você deva "puxar o saco das pessoas certas", deve sim "fazer contatos", "ter bons relacionamentos pessoais". Nem quer dizer que você precise dedurar os outros pra ganhar status na instituição, mas sim "não ser cúmplice dos que fazem mal à família empresarial". Também não é que você deva passar por cima dos outros pra subir... tão somente "mostrar competência". Ser um self-made man ou uma self-made girl.

Não tenho talento pra isso. Eu não dou tudo por empresa nenhuma. Gosto de trabalhar porque curto me dedicar MUITO a tudo que faço na vida. Mas juro que ODEIO toda essa balela empresarial. Só que aí, pra conseguir outro emprego, eu vou ter que dizer na entrevista que eu quero trabalhar porque procuro por EXPERIÊNCIA. Não devo perguntar quanto me pagam. É indelicado. Jamais afirmar que o que quero de um trampo é o dinheiro entrando na minha conta no final do mês porque eu preciso sobreviver. E aí vejo que há uma fila enorme de pessoas querendo uma OPORTUNIDADE, e ganhar EXPERIÊNCIA, e que com certeza darão tudo de si PELA EMPRESA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário