segunda-feira, 24 de maio de 2010

É com medo...

Bom, antes, preciso falar que é com medo que posto o texto. Por que medo? Porque eu como carne. Porque eu já não comi carne e voltei a comer carne. E esse é um assunto que martela muito em minha cabeça. Eu já passei por situações e situações envolvendo os outros: as explicações de porque eu não comia carne (e os julgamentos que tal opção e ação elucidavam) e as explicações de porque eu voltei a comer carne (e os julgamentos que tal opção e ação elucidaram).
Mas, essas foram as situações com os outros. São até fáceis de se resolver.
A questão aperta mesmo quando é comigo. Quando envolve o que eu acredito e o que eu deixo de acreditar e as ações condizentes a isso.
Bom, eu, quando penso nisso, percebo que sou muito contraditória e, para ser mais precisa, covarde mesmo.
Sabe por que? Porque eu deixei de comer carne por uma questão ética. Isso sempre esteve claro claro em minha cabeça.
A frase "A grandeza de uma nação e seu progresso moral se pode julgar de acordo com a maneira com que se trata seus animais" de Gandhi faz sentido para mim.
E eu sei que as muitas e diferentes relações que enredamos com os animais, sejam estes silvestres, domésticos, de companhia, de laboratório, de consumo, de rua, etc. têm permitido abordagens com enfoques diferentes: acadêmico, filosófico, ético, jurídico, emocional, romântico, artístico, compassivo, fundamentalista, de saúde, clínico, etológico e comparado, entre outros. E todo este enfoque tem gerado, por sua vez, posições ideológicas muito definidas, como a protecionista, abolicionista, utilitarista ou indiferente (a mais perigosa ao meu ver).
Portanto, para mim, as únicas opções não são o vegetarianismo ou o veganismo, mas sim a questão de revisar os fundamentos e esquemas conceituais (éticos e morais) que sustentam os sistemas de manejo e utilização dos animais domésticos ou de consumo. Trata-se de olhar se como espécie e cultura, vemos nos animais objetos úteis ou seres sensíveis. E ao perguntarmos desta forma, geram-se de imediato vários dilemas éticos, expressados como:

1. O sofrimento animal

"Veneramos, mimamos e admiramos alguns animais, enquanto a outros torturamos e destruímos. Talvez uma das razões por que os seres humanos abusam dos animais seja porque não podemos sentir o que eles são, o que é ser um animal."

2. O conflito de interesses

"Supondo que algum feito cause mais dor aos animais que prazer ao homem, esta prática é moral ou imoral ? E se o homem não contesta imoral com uma só voz, ao mesmo tempo em que sua cabeça emerge de todo egoísmo que a moralidade do princípio de utilidade se condene para sempre."

E muitos outros (era um fluxo de pensamento que me foi interceptado por afazeres aqui).

P.S.: aliás, esse texto foi bastante entrecortado por eu estar cuidando de Gabriel e por isso perdi o fio da meada...

Mas, quero concluir que me importa o fato de animais serem mortos para me alimentar, me importa matar baratas para minha comodidade visual, me importa o aprisionamento de animais como Bob (o cãozinho da casa onde estou agora) e outros tantos cães e gatos de "estimação"...

Porém, sou contraditória ao me importar com essas questões, e por isso ter parado de comer carne e, estranhamente, ter voltado a comer carne, por preguiça, por comodidade, por falta de ética, por maldade, por fraqueza...

O fato é que me sinto mal comendo carne. E aos poucos vou voltando a parar de comer de novo...

E acho que todos os discursos acerca desse assunto são válidos, devem ser debatidos. Porque muito mais que uma questão de retórica, de discurso é uma questão de vida. (para mim).
Meus argumentos são fracos, são contraditórios porque se eu me sinto mal, o mais normal seria parar de fazer o que me faz sentir mal (que é fazer mal aos animais)... mas, não tem funcionado assim comigo, por ora...e, apesar de temer expor tamanha contradição e incoerência, ainda assim acho válido expô-la e ler o que as pessoas acham disso... (e não tomar nada como pessoal, a não ser juízos tais como o de que é "ridículo" pensar de tal e tal maneira, como abaixo explicito).

Melhor discutir assim do que ouvir alguns julgamentos do tipo: "RIDÍCULO, alguém declarar que se perguntou onde estava sua ética ao não comer carne e matar baratas".
O que é ridículo quando a questão é questionar-se acerca da vida? (piegas e infantil o que escrevi agora, essa indagação. Mas, detesto alguns academicismos...sou brega, piegas, infantil e senso comum...portanto, me importa pouco perguntar e perguntar a mim mesma sobre coisas assim).



46 comentários:

  1. querida Nina,
    certa vez eu me recusei a comer carne diante de você e você disse assim: "pois eu como porque tenho fome!", em tom de piada. você pode não lembrar, mas eu lembro muito bem.
    segundo: outra vez eu estava assistindo a um documentário em sua casa e rogério, ao ver ciganos (eu acho) matando animais não-humanos soltou piada pra mim: "tati não vai gostar desse filme, ela é vegetariana.. olha aí tati, olha aí"...
    coisas ditas por quem já foi vegetariano. por isso o comentário que soltei na pizzaria que deixou você irritada e implicante a noite toda.
    digo mais: também acho puritanismo humano ter pena de matar barata. a barata é uma ameaça pra mim, assim como o rato.
    se um ser humano me ameaçar, posso matá-lo também e não vejo problema nisso.

    ResponderExcluir
  2. PS: no meu texto eu não ataquei ninguém, apenas defendi meu ponto de vista, mas se é pra entrar nessa, aprendi recentemente que "a melhor defesa é o ataque"

    ResponderExcluir
  3. Tati! Assim como você não lembra de várias coisas que fez/falou, também eu não lembro (de minha parte, pois que não posso falar por Rogério) de ter feito algum tipo de piada quanto a você ser ou deixar de ser vegetariana. Até porque detesto, como frisei, patrulhamentos sejam quais forem. Lembro-me que me fazia mal explicar sempre porque deixei de comer carne, assim como me faz mal explicar sempre porque voltei a comer carne.
    Cabeça tranquila que nunca julguei nem peguei no pé de ninguém quanto a isso.
    Não fiquei irritada a noite inteira, só mesmo durante a conversa na pizzaria. Tanto que depois, a noite foi divertidíssima e sem perrengue algum - é bom esclarecer, pois do contrário, parecerá que discutimos ou nos alfinetamos toda a noite, o que não foi verdade, não é mesmo?
    Quanto a você achar ou deixar de achar o que quiser: respeito-a. Pois são seus achismos. O que não impede eu também achar (tenho direito aos meus achismos). E eu acho ruim usar palavras como ridículo para tratar de tal assunto.
    Claro que você pode matar um ser humano que a ameace. Chamam a isso de legítima defesa. Muitos fazem. Muitos matam outros seres humanos até mesmo em casos externos ao fato de se defenderem...

    E eu também não ataquei ninguém em meu texto. Que é um texto até de exame. Um mea culpa.
    Se frisei um fato ligado a uma fala sua, categorizando uma discussão de ridícula é que iso também dizia respeito a mim.
    Eu não me acho ridícula por pensar seja lá o que for e expor esse pensamento para que eu o mature junto aos demais.
    Não me sinto atacada pelo seu texto e muito menos por seus comentários aqui.
    Que continuemos (ou não) a discussão. Só me abstenho de juízos de valores do tipo "ridículo" por que considero ridículo como no dicionário: "De pouco ou nenhum valor; irrisório, insignificante, mesquinho.
    Diz-se de pessoa ou atitude ou circunstância que se torna risível por levar ao exagero aquilo que é natural ou apropriado a determinada condição. Que provoca riso ou escárnio, grotesco".
    E não é isso que penso sobre o assunto. Até mesmo sobre matar baratas.

    ResponderExcluir
  4. Nina,

    como você bem apontou seu texto é infatil, incoerente e era melhor não ter postado, lamento muito mesmo.

    Jt

    ResponderExcluir
  5. Jadito. Nunca para mim nada é "impostável" ou infalável. Esse posicionamento para mim é autoritário. E num gosto muito da idéia: "cala boca", sabe?
    Isso me lembra imposição, silenciamento...Por que eu não postaria algo que é confuso, incoerente ou mesmo infantil?
    Detesto patrulhamentos e censuras...

    ResponderExcluir
  6. Seguindo noutro viés, uma 'mea culpa': eu, particularmente, não mato baratas, tenho como lidar de outras formas com esta "ameaça" e, tremo ao lembrar disso, mas é verdade: SEMPRE QUE MINHA PERGUNTA O QUE FAZER COM OS CARRAPATOS DE MINHA CADELA, fico inane. O qur dizer diante disso?

    Pode ser um comentário infantil, mas que nos leva a outros questionamentos e perspectivas, que demonstram que o caso é muito mais complcado do que parece. Exemplo: comprar rações para animais domésticos, com bichos mortos embutidos nela. Como se resolve? Jadson disse, coberto de razão, citando a cartilha vegana: "não tenha animais domésticos", mas tem muito mais por detrás destas escolhas aparenetemente (não-) simples...

    É uma discussão que jamais se esgota!

    Ao contrário de Wesley Soares, acho que sou defensor do patrulhamento sim... Culpa católica!

    WPC>

    ResponderExcluir
  7. Ops!Não lamentes a postagem... Lamentes tua intransigência!

    ResponderExcluir
  8. estou sentindo agora a mesma sensação que tenho ao terminar de ver um filme ruim...
    odeio ver filmes ruins... não tenho tanto tempo assim pra ver filmes, sei lá, são tantos filmes de tantos lugares do mundo, aí ver um filme ruim me dá uma irritação danada.
    pois é isso que sinto agora: perdi tempo da minha vida discutindo aqui.
    fui atacada com indireta em texto, mas enfim... é isso... viver é perder tempo às vezes...
    francamente não tem indireta pra ninguém no meu texto, só uma crise de valores mesmo. a única pessoa que eu critiquei no texto foi a mim mesma.

    ResponderExcluir
  9. eu não gosto da ideia de ter animais domésticos.
    aqui em casa tem a cadela Kika e o jabuti Valdinho porque minha mãe trouxe, contra minha vontade inclusive.
    não porque eu ache que as pessoas não devam cuidar de animais em casa. às vezes é melhor do que ele estar abandonado na rua passando fome ou sofrendo algum tipo de crueldade, não sei...
    não queria ter animais em casa só porque não gosto de cuidar, mas tenho que cuidar porque minha mãe trouxe.
    quanto à questão da legítima defesa, apois! deixe sua casa ficar repleta de baratas po, ao invés de voltar a comer carne por isso, ne nao?
    eu voltei porque acho carne gostoso, como acho vegetais gostosos também.
    agora to tentando parar, tá osso... especialmente queijo.. ô queijo da minha vida :~

    ResponderExcluir
  10. Boa nina!
    dizer qualquer coisa é sempre válido?
    em qualquer contexto?
    ok! assim vamos pra frente!
    vou lamentar sim, pois acho que voce pode pensar muito mais que isso. mas ja conversei com voce acerca de uma dimensão humana impossivel de conceituar, e muito dificil de dizer até, mas enfim....

    jt

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto da idéia de ter animais doméstico e não os tenho. E minha casa é cheia de baratas mesmo. Não coloco veneno. Afinal, não gosto realmente de matar baratas. Ponto final. É minha casa e deixo as baratas. E eu não voltei a comer carne por conta de não matar baratas...Tem no texto (por fraqueza, por maldade, por falta de ética, por preguiça, por incoerência...).E escrevi para escrever mesmo. Escrevi o que aconteceu comigo (inclusive ter sido chamada de ridícula). Não era para atacar, já explicitei mil vezes. Inclusive, não indaguei a ninguém seus motivos para não comer ou deixar de comer carne - apenas falei dos meus motivos de ter deixado e de ter voltado. Pois sei que são muitos e variados os motivos de todos os que comem e os que não comem. Salientei apenas que a indiferença, nesse assunto, é uma das coisas que acho mais perigosas de existir. E indiferente ninguém aqui foi já que todos se manifestaram, falaram, deram suas opiniões sejam elas infantis, éticas, bem fundamentadas ou não, católicas, cristãs, pagãs, etc, etc. (portanto a existÊncia da palavra indiferença não é acusatória).
    Pena a sensação de perder tempo a sua, Tati.
    Eu não sinto o mesmo. A discussão sempre vale para mim, exceto aquelas com xingamentos e juízos de valores como citei o caso de chamar essa discussão de ridícula. As pessoas se expressarem também sempre vale para mim.
    E definitivamente, pode ficar tranquila que não dei indireta em você. Não a ataquei. Sequer revidei quando você me atacou chamando de ridícula (ou que tinha motivos ridículos).

    ResponderExcluir
  12. No mais, estou super de boa.
    Como o que tá rolando é uma discussão sobre alimentação, sobre ética, sobre relação humanos e animais (e outras coisas mais que posso esquecer agora de falar oua té mesmo ainda não ter compreendido), não estou interessada em "ganhar" ou "perder" nem tempo nem razão. Só me interessa esclarecer a você que não a ataquei por citar algo que me aconteceu, que aconteceu comigo...Tenho tentado fazer isso nos comentários anteriores. Os achismos e os motivos de cada um são muito e são variados...
    Não quero é a sensação de que alguém saiu ofendido quando a intenção não era ofender. Daí, se isso acontecer, eu não só não perco tempo, como não perco a esperança de saber que ainda se pode discutir sem superinterpretações, sem ofensas, sem censuras... Afinal, EU pretendi escrever algo que me ajudasse a resolver um dilema infantil, incoerente MEU.
    Por isso respondi a Jadson que não achava o que postei indigno de ser postado, digno de ser calado, silenciado, trancafiado em minha cabecinha oca. Se há incoerência, não há solução. E mesmo escrevi: "...apesar de temer expor tamanha contradição e incoerência, ainda assim acho válido expô-la e ler o que as pessoas acham disso... (e não tomar nada como pessoal, a não ser juízos tais como o de que é "ridículo" pensar de tal e tal maneira, como abaixo explicito)". Ou seja, expus para construir e desconstruir junto mesmo. Não era, de maneira alguma, para impor os MEUS motivos nem para deixar de comer carne nem para ter voltado a comer carne.
    No mais, se eu souber que fiz você compreender que não a ataquei: estarei feliz.
    E, por tabela, faço saber a Jadson que não fiquei com raiva do comentário, viu? E que respondi, apenas, com o intuito de que um assunto desses não deve ficar silenciado. Nem mesmo os posicionamentos infantis (ao menos quando estes não são imposições como foi o caso do texto-desabafo meu: eu não estava impondo nem defendendo nada, apenas relatando motivos e já os considerando fracos e incoerentes, mas nunca indignos de discussão).
    Sem mais, pois creio que já me fiz entender: não ataquei ninguém nem no texto, nem em conversas outras sobre ESSE assunto.
    E vocês são deveras importantes para mim para eu estar atacando, considerando indignos de serem escutados ou lidos.
    Afinal, que sentido teria um espaço onde convido pessoas para escrever, para matar e criar demônios, para acalmar e apimentar discussões se achasse que é perder tempo discutir com vocês aqui ou que o mais acertado seria não postar qualquer que fosse o texto?

    ResponderExcluir
  13. engraçado que já vi você diante de uma barata.
    e sua cara não era nem um pouco de boas com a situação. estava preocupada, cadê a barata, cadê?
    ainda quero ver você fazendo carinho numa barata.
    filme ruim...

    ResponderExcluir
  14. Bom, depois de postar esses longos comentários que tive que dividir em duas partes, vi um comentário de Jadson.
    Não falei que falar qualquer coisa é sempre válido. E não duvido que posso pensar muito mais do que o que expus no tal texto...E já no texto falo que estava expondo o tal pensamento ralo, fraco, infantil e incoerente para construir outras coisas que não essas no lugar: "apesar de temer expor tamanha contradição e incoerência, ainda assim acho válido expô-la e ler o que as pessoas acham disso...".
    No mais, falemos das nossas certezas e das nossas incertezas sem calar um ao outro e sem ofender ou magoar.
    Como previ no título do texto: era com medo que eu começava a falar, porque eu expunha uma incoerência...
    Porém, uma vez exposta a tal fraqueza, vieram as cosequências...

    Agora, apesar de não sentir sensação de perder tempo dsicutindo aqui e ter aconselhado Tati a não sentir a mesma sensação, penso que talvez fosse melhor, concordando com Jadson, não ter postado o texto-desabafo-infanto-fraqueza.
    Talvez fosse melhor ter resolvido minhas incoerências e fraquezas nos livros, sozinha...

    Inda bem que Wesley PC me ligou agora e me fez sentir melhor ao falar que essa discussão é sim válida e que não estamos uns contra os outros...
    Mas, não é ainda a sensação momentânea...
    Enfim, calo-me, agora. Que fique um eco: não queria atacar ninguém.
    Isso vai me bastar. Vou calar e aprender a não expor pensamentos bestiais.
    Continuem as discussões vocês os aptos (risos: um pouco de mágoa aqui, olha só!). Vou ler mais e falar/escrever menos sobre o que eu não domine.
    O que eu silenciar - só nesse tópico, galera, pois que vou escrver normalmente aqui - agora, não será indiferença, viu? Acho massa a discussão sobre. Massa e necessária.

    ResponderExcluir
  15. Deixe-me fazer a coisa feder mais:

    Já vi o militante Jadson comendo carne animal, e não foi uma ou duas vezes.

    Explique-se agora senhor militante e diga para mim que isso é mentira. Porque aí toda a crença que tenho em sua sensatez e sinceridade cairá por terra.

    Quer que eu te lembre?

    amém...

    ResponderExcluir
  16. ô, Tatola! Agora a resposta não tem anda a ver com a discussão, viu? Tem a ver com: eu já vi a sua reação a uma barata, lá em casa, voando em você e você fazendo um escândalo. (a gente, inclusive, morreu de rir).
    Recentemente, uma visita, quase morre do coração ao ver baratas lá em casa e minha passividade e não decisão de comprar veneno.
    Claro que não desejaria um surto, um número absurdo de baratas em minha casa. E não acarinharia uma barata até porque sou contrária à domesticação, lembra-se? Quero que elas vivam conforme a natureza delas. Elas mesmas não são dadas a dar a cabeça ou o corpo para que as acarinhemos...Como fizemos acontecer com os cãezinhos e os gatos, etc.
    No mais, não desmereci até agora seus argumentos, né moça?
    Você já está respondida.

    ResponderExcluir
  17. Êtcha...
    Que Tiago pôs g]fogo na discussão... Que episódio foi este, hein?

    Quanto á "Validade", acho justíssima, sim! Que bom que o texto foi publicado, que bom que estamos a discutir, não perco tempo com isso, só ganho!

    Quanto a filmes ruins, fazem partes... Vejo sempre que disponho de tempo livre e capacidade refelxivo-crítica para tal... Vi XUXA E O TESOURO DA CIDADE PERDIDA (filme que se pretende ambientalista, pasme!) e não me arrependo, apesar de ser nota 0,2.

    É isso...

    Vai ter mais!
    Conta, Tiago!

    WPC>

    ResponderExcluir
  18. em nenhum momento eu disse que não tinha medo de baratas.
    eu até falei que mato um de boas. mato barata, cobra, rato... eu acho é feio é o que uma parente de uma tia minha fazia: ela simplesmente incendiava as rãs que apareciam em sua casa. ela gostava daquilo. eu me incomodo com sapos, não quero uma casa cheia de sapos, mas não vejo problema em matá-lo, todavia vejo MUITO problema em pessoas que lançam sal num sapo só pra vê-lo sofrer.

    ResponderExcluir
  19. ôxe...
    Eu escrevi um comentário antes desse e sumiu, no qual eu defendia o ato ninalcírico, por mais imediatista que seja...

    Por mais banal que pareça para alguns, a questão das baratas é importantíssima.
    Digo mais: eu lamento ter virado vegetariano IRREVERSÍVEL antes de ter experimentado carne de tanajura, mas lidarei com o fato, da mesma forma que me encuco sempre que desejo montar um cavalo, coisa que nunca o fiz , mas que me parece legal, não estando pensado aí o processo perverso de domesticação forçada do eqüino e tal...

    E a conversa segue adiante...
    De preferência, seria bons que alguns argumentos fossem trocados pessoalmente, né não?

    WPC>

    ResponderExcluir
  20. e digo mais: se você não vê problema nenhum em acariciar Gabriel, por que vê em acariciar uma barata?
    se faz dengo num cachorro, pq não numa barata?
    será que é porque ela lhe parece uma ameaça?

    ResponderExcluir
  21. Ah, o comentário voltou...

    Lá na rua , é comum tacar sal em sapos também... E eu sempre me ponho à frente, tentando impedir, mas... De que adiantaa? É cultural? Sobre venenos de rato? Como impedir? Caindo na censura policialesca? Gosto de produtos que se propõem repelentes não-assassinos, mas não serão os mesmos industrialmente falaciosos? Sem contar que o drama da ração sempre, SEMPRE me atormenta!

    tenho uma cadela vegetariana em casa, mas... Isso faz bem para ela? Por mais que ela pareça escolher bananas a ossos de galinha jogados no chão?

    É uma questão muito larga...

    WPC>

    ResponderExcluir
  22. Respondendo Tatiana , de ousado: Gabriel deve ser cheiroso. Barata FEDE, mesmo quando não é ameaçadora. Odores bons são pré-requisitos para carinho, né não? A compração soou péssima agora!

    WPC>

    ResponderExcluir
  23. BRIGA DE EGOS FILADUMAPUTA!!!!!!!!!!!!!!!!!! É ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO!!!!!!!

    ENQUANTO MILHÕES DE ANIMAIS PASSAM FOME E OUTROS SÃO DESTRUÍDOS AOS MILHARES!!

    "MEIO AMBIENTE É ASSUNTO DE AMBIENTALISTAZINHO"... (NÃO DISSE - MAS PARA MIM É O QUE SIGNIFICA UMA CARA DE NOJO QUANDO EM REFLEXO AO TERMO MEIO AMBIENTE) QUE FEZ O SUMÁRIO DE UMA DISCIPLINA...

    ORA, FAÇA-ME O FAVOR! VAMOS CAIR NA REAL, MINHA CARA AOS SOPAPOS SE QUANDO UM OUTRO AUTOR BEM MAIS CONCEITUADO NA VISÃO DOS INTELECTUAIS AQUI PRESENTES DESBANCAR PETER SINGER,TAIS INTELECTUAIS NÃO TREMEREM NA BASE...

    VAMOS DEIXAR DE TOLICES: SOU MUITO OBSERVADOR, SE NÃO NOTARAM E POSSO LEMBRAR AOS COLEGAS SITUAÇÕES EM QUE OS TAIS DESPRESARAM OS ANIMAIS.

    NÃO TENHO ESSE SENSO DE PUREZA AFETUOSA AOS ANIMAIS, ATÉ PORQUE QUERIA QUE TODOS PERMANECEM NO LUGAR DELES, SE PARA ISSO TIVESSE QUE PARAR DE COMÊ-LOS ENTÃO PARARIA. TENHO RESPEITO. ASSIM COMO TENHO A MINHA DIGNIDADE.

    VCS PODEM DIZER QUE NÃO COMEM ANIMAIS, MAS SINCERAMENTE... NÃO CONSIGO ACREDITAR.

    SOU UM FULERO MESMO, PSEUDOLEITORZINHO DE LIVRINHOS DE QUINTA. MAS AO MENOS TENHO RESPEITO PARA O ENTENDIMENTO DA COMPLEXIDADE "DA COISA" E SEI QUE TODA ESSA DISCUSSÃO É UMA PEQUENINA PONTA DE ICEBERG.

    VAMOS MORAR NUMA COMUNIDADE MARXISTA ...

    MEU CÚÚÚÚÚUÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ´AOS CACHORROS, TODOS ELES, E DE ALGUNS HUMANOS TB, SE ISSO ACONTECER!

    QUEREM SE ORGANIZAR? EU PROCURO A CASA PARA ALUGAR...

    UMA COLEGA DE PRODEMA, SIM, SENHOR WESLEY, PRODEMA, O QUAL NÃO CONHECE O CONTEÚDO BIBLIOGRÁFICO, DO QUAL NUNCA PARTICIPOU DE DISCUSSÕES, PARA O QUAL, PORTANTO, ESTÁ DESABILITADO A FAZER QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO. E ISSO SERVE PARA VC TAMBÉM, JADSON TELES!

    LER MARX NÃO É SUFICIENTE! LER PETER SINGER TB!

    DIGA AOS TRABALHADORES DE UMA GRANJA, DESSES QUE MATAM POR DIA CERCA DE 50 GALINHAS QUE ELES ESTÃO ERRADOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKK EU RIO PRA VCS!

    ResponderExcluir
  24. UMA AMIGA É UM DESSES TRABALHADORES E ELA ME DISSE QUE AS MATAVA PARA PAGAR O TRANSPORTE QUE A LEVAVA À FACULDADE.


    ENGULAM ESSSSSAAA!

    PSEUDOMARXISTASMORALISTASÉTICOSCRISTÃOSVEGANSEVEGETARIANOS!

    OFENSAS, OFENSAS.... EU ACHO É POUCO RA RA RA RA RA RA RA (RIZADA DE BRUXA)!

    ResponderExcluir
  25. Os animaizinhos que falaste vão comer melhor se NÃO discutirmos, egocentricamente ou não, Tiago?!

    Já conversamos sobre esta tática da desistência, né?

    Edtamos expondo arbvumentos e crises. É importante!

    WPC>

    ResponderExcluir
  26. Risada de bruxa burra agora! (sério)

    WPC>

    ResponderExcluir
  27. e essa dos sapos... mas os gatos da treze lhe causavam mal estar, amigo Wesley, pq?? eles são inferiores aos sapos?

    quanto aos cachorros, Jadson, os da UFS, lembra?? (vixe quanto cachorro - cara de nojo). Não dá pra confundir com cara de piedade... e o FRANGUINHO que saboreou comigo uma vez à tarde em um restaurante no sol nascente (só dessa vez - vc disse) e um sandwiche que comia (de queijo e presunto na sua casa, quando estava lombrado, ops, estava lombrado, então não conta, não é?) um unico que não posso AINDA DIZER nada é Wesley SOARES.

    e uma feijoadazinha beem gostosinha que comia um dia quando entrei em sua casa e não quis questionar....era de soja? tem ossos de soja tb?

    cansei, meus caros, VERDADE, sobretudo... VERDADE!

    ResponderExcluir
  28. O conceito de "trabalhador" foi algo que sempre me exauriu negativamente...
    O conceito de estudante contábil idem...
    Estudante-trabalhor que mata para estudar ambientalismo é o cúmulo!

    WPC>

    ResponderExcluir
  29. E NINA.... vc se sente mal comendo carne... VELHO é para rir , não é não?

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho direito de sentir mal-estar com uns bichos e outros não. Que nem eu sinto bem com algumas pessoas e outras não. O que tem de mais nisso? Mandei matar o gato? Rumei pedra nele? Entendi essa não... Tiago, analise seus argumentos... Covardia não vale! A bruxa comeu teu juízo?!

    WPC>

    ResponderExcluir
  31. e estudante trabalhador que mata, "SEM PERCEBER QUE MATA", mas se acha O ÉTICO.

    o que eu digo disso? o cúmulo do cúmulo.

    ResponderExcluir
  32. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    EU TO MORRENDO DE RIR, CARALHO!!!

    ResponderExcluir
  33. bruxa burra e rampeira... isso nunca neguei.

    ResponderExcluir
  34. Sorria.

    Eu acho a situação triste.

    Mas... O que eu posso fazer?
    Me matar, percebendo que me mato?
    Fica na tua, que eu fico na minha...

    E, enquanto isso, animais morrem e granjistas matam. Eu, dzier a ele que eles estão errados?

    WPC>

    ResponderExcluir
  35. RAMPEEEEEEEEEIIRAAAAAAAAAAAA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHA

    ResponderExcluir
  36. rapaz, quem sou eu pra falar mal dos granjistas?
    eu que trabalhei pro... pro...
    HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    "a minha ética acaba quando eu tenho que sobreviver às custas da falta de ética"
    e digo que EU posso não comer carne, mas o granjista pode escolher não trabalhar na granja?
    eu bem sei que merda é o mercado de trabalho e como é péssimo ficar sem emprego.

    ResponderExcluir
  37. E, pelo jeito, o medo de Ninalcira fez sentido...

    Deixa eu ir trabalhar ("me matar") que eu tenho gente gritando em minha frente agora para atender... Gente que pode ser herbívora, carnívora, wicca, o diabo a quatro, mas é gente, que erra e acerta e vive e tem direito disso, para o bem e para o mal...

    Eu faço a minha parte...
    Gosto quando outros me ajudam a fazer esta parte.
    Jadson é desses que me ajudam, em mais de um sentido.
    Ninalcira, idem.
    Cada um de vocês, de formas diferentes.
    Mas, Tiago, JAMAIS comerei contigo em restaurante nenhum, por motivos mais amplos que os ingredientes da comida, aliás.

    Beijão...

    E lembrem-se: esta discussão tem que ser abordada pessoalmente. Talvez os egos fiquem menos inflados, seguindo a denúncia da bruxa rampeira e autoconfessadamente burra aí de cima...

    WPC>

    ResponderExcluir
  38. "Antes morrer de fome do que submeter-me à prostituição da Arte" (Luís Buñuel)

    WPC>

    ResponderExcluir
  39. computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro.
    DINHEIRO!
    dizia a música...

    ResponderExcluir
  40. Música pernambucana (Jadson deve desgostar)

    WPC>

    ResponderExcluir
  41. Tiago? Jura que é para rir o fato de eu escrever que me sinto mal comendo carne? Quem sabe mais de mim sou eu ou você? Julguei você? Julguei alguém aqui? Além de ser chamada de ridícula, de ser aconselhada a não falar/escrever/postar, também devo deixar nas mãos dos outros os "meus sentires"?

    E eu que falei que iria calar...Mas, para mim foi impossível calar ao ler seu comentário...Ao ver que já havia outros textos postados (que ainda não li porquee stava em aula, mas vou lê-los) e, ao ver, pasma, uma pessoa se retirar do blog muito ofendida quando o que essa pessoa mais fez foi "zoar", tirar onda só por tirar, além de fazer questão de não compreender o que eu escrevia/falava...
    E eu acreditando que o que rolava era uma discussão sobre o assunto e que as arestas seriam contornadas e o que ficaria era o tema.

    Não participei dessa conversa de vocês na 13. Portanto, não posso falar sobre porque se alguém me falar sobre será versão, uma vez que eu não estive lá...

    Só posso garantir que escrevi, depois de alguns silêncios quando vocês postaram outras vezes textos sobre o mesmo tema, para não ficar muda, para não ser indiferente a um assunto que me é caro. Eu não pretendia atacar ninguém. Mesmo quando comentei, no texto, o fato de já ter sido chamada de ridícula por me questionar quanto a matar baratas. Não pretendia também impor pensamento algum. Escrevi algo nada acadêmico, confessadamente interceptado e desconexo (havia perdido o fio da meada com outras coisas...) além de eu ter julgado o meu próprio texto e o de ninguém mais de infantil, piegas e etc. só porque sabia que estava escrevendo para pessoas que sabiam muito mais do que eu acerca de ética animal (nem sei se existe essa nomenclatura).

    Li, inclusive, menções a Gabriel. Um bebê de 48 dias!Numa tentativa de ridicularizar ou desmerecer um argumento (o de eu falar que não gosto da idéia de matar baratas, mas sem eu mesma ter declarado não temê-las).
    Que é que é isso? (sei que isso não veio de você e sim de Tati e até agradeço a explicaçã-resposta-comentário de PC).

    Achei uma pena o desligamento de Tatiana.

    E concordo com você que em alguns casos, percebi uma tremenda disputa de egos.

    Eu me senti mal em ser chamada de ridícula (em conversa de pizzaria)e me senti mal em ler que deveria não ter postado o texto que postei.
    Mas, estava com vontade de passar por cima de tudo isso por conta do assunto.
    As picuinhas me irritaram. Os disse-me-disse...do tipo eu estava em sua casa e uma barata fez não-sei-o-que e você gritou...

    No mais, estava pretendendo escrever que quando a discussão chega ao nível "cale a boca" ou "vá alisar baratas" (não no sentido sexual, mas no literal mesmo) é melhor silenciar, acalmar os ânimos e voltar depois.

    Cheguei tarde. Um membro daqui já havia se desligado. E eu que ficara feliz com o pedido dela para escrever aqui...

    Pena.

    ResponderExcluir
  42. Eu iniciareis os meus escritos aqui mais tarde. Preparem-te!


    E faço minhas as tuas penas, Ninalcira.

    Mas faz parte do debate: o asusnto é sério.
    Por isso, acho que pessoalmente rolará melhor...

    E falemos de mais e mais coisas, visse?

    Sem ressentimentos!

    WPC>

    ResponderExcluir
  43. Nina,

    Devo sim ter te julgado, é que nunca percebi esse seu "mal estar", mas quem está dentro de vc além de vc mesma, não é?

    Tens sim razão! Desculpe-me. Mas aquelas condições que detalhou na Pizzaria já mudaram?, elas já lhe permitem voltar ao vegetarianismo?

    sem ofensas... e realmente tb já estou cansado de escrever por hj...

    ResponderExcluir
  44. e, Wesley, querido, ainda queres mesmo continuar a discussão a respeito do vegetarianismo?

    beijo.

    ResponderExcluir
  45. Com certeza, Tiaguinho.
    Sempre, mas não aqui , por ora.
    In loco, visse?

    WPC>

    ResponderExcluir
  46. Tiago? Você leu o texto? Viu que psotei que como carne ainda e que essa e a contradição, incoerência, fraqueza, seja lá o que for.
    E leu que coloquei que penso em parar de comer carne? Que coloquei "aos poucos"?

    Vc é também da patrulha? Vigilante? É para nos vigiarmos agora? Quem come quem deixa de comer?

    Releia o que escrevi e veja se cabe o que você comentou...

    Claro que aceito as desculpas, justificativas,seja o que for..

    Nina

    ResponderExcluir