segunda-feira, 24 de maio de 2010

Para mudar de assunto (estou com sono)


Ainda bem que eu consegui assistir a aula hoje. Juro que me vi emaranhada, grudada nesse espaço aqui e cheguei atrasada à aula por conta das discussões que rolaram. Quando me vi atrasada, no terminal centro, pensei: "Que loucura! Como é que fico pregada, na casa de outras pessoas, porque eu estava na casa de minha cunhada, pois não tenho Internet em casa, a escrever no blog e a aula rolando e eu faltando...". Sentimento de culpa a mil...
Consegui ir. A aula foi boa. Mas, eu estava tomada por outras questões. A questão de gênero textual. Lembrava-me da frase de Clarice Lispector: "Inútil querer me classificar, eu simplesmente escapulo não deixando. Gênero não me pega mais".

Eu sempre senti que blog era algo muito público e não concordava com a idéia de compará-lo a um diário. Pois que sempre tive meus diários só para mim. E quando guria, se alguém ameaçava pegar meu diário, eu temia (meio como a música de Raul "Para Nóia). E depois, tem a questão de escrever sabendo que alguém (que a gente conheça ou não conheça) vai ler. Até onde a ficção? (ô conversa mais velha...mas, rolava ainda isso em minha cabecinha).
Daí, sem explicação alguma, criei o blog. Escrevi escondidamente. Parei. Até Jadão falar na possibilidade de fazermos um zine, um espaço onde publicaríamos "coisinhas" eu, ele e Tiago. Lembrei-me desse Maracujá e perguntei o que ele achava de escrevermos juntos num blog e enviei convite pros dois.

E entendi que aqui, a gente escreve o que pensa, elabora, não-elabora, brinca, finge, não-finge. Tenta debater. Debate. Fala de coisas que acha legal. Etc. Divide. Se expõe. E a questão da exposição é que é. Mas, a gente vai aprendendo. Aqui acaba sendo um espaço como outro qualquer. Pode ser simples para muitos, mas para mim, desacostumada com algumas tecnologias: não é.

Mas, o melhor de tudo, foi ter entrado nessa com os amigos. São muitas as vozes. E isso funciona, para mim, como um lugar público-privado (existe isso?). Jamais será meu diário, mesmo que eu coloque coisas que me aconteçam (ficcionalizando-as ou não). Jamais será um espaço para idéias fechadas, pois se existe lugar para comentários, existe espaço para discussão, debate e, portanto, mudanças, construção e desconstrução de idéias.
Levando-se em consideração que "jamais" é um termo deveras forte. Relativizo-o aqui.
Mas, o bom é que aqui dá para viver um pouco o lance de "gênero não me pega mais". Porque pode-se ser cronista, poeta, resenhista, contista, biógrafo, romancista, crítico, nada...Pode-se escrever sobre inúmeros temas, de inúmeras maneiras. Não há amarras. Isso é bom. Pode-se postar um link de um vídeo que a gente achou legal, pode-se postar esse vídeo, pode-se falar desse vídeo sem postá-lo e sem colocar link algum...
Pode-se escapulir de gêneros, de formas, de moldes.
Para mim, isso é bom. E é novo.
Parei de olhar de soslaio para blog's (eu não sei escrever plural dessa palavra). E se entrei aqui de soslaio, já estou um pouco mais à vontade.
Boa experiência tem sido até agora.

5 comentários:

  1. em nenhum momento eu disse que não deveria haver debate, mas afirmei sim que o debate foi pobre, posto que praticamente limitado a ataques pessoais.

    ResponderExcluir
  2. Ô nega... ainda bem que sabes que lida com loucos né? vi a hora de te ouvir, ou melhor ler dizendo: "Ó, na boa, Tiago, eu vou ter que te tirar, velho..." (rs)

    desculpa qualquer coisa. Mas acho que deveríamos por algumas regrinhas do tipo:

    1 - nada de ofensas públicas, nem aqui, nem no mundo aqui de fora. Porque isso acaba inflamando os ânimos e aqui e lá fora serão os lugares desse debate.

    e Tati, saia não, Véia!!

    ResponderExcluir
  3. Tati! Por favor! Pelo amor de Deus! Eu postei isso daqui para fugir da loucura que se instaurou nos assuntos anteriores. O que postei agora é uma opinião minha antiga sobre blog's. Basta que olhem o primeiro post do blog. Escrevi, naquele primeiro post, que entrava aqui de soslaio...E escrevi agora nesse que já me sinto mais à vontade. Só isso. Além do que escrever em grupo não é nada novo para mim, posto que eu, Tiago e Jadão já fazíamos isso, sem ser via Internet, há muito tempo. E eu gosto disso, me anima fazer as coisas junto com outras pessoas. isso também nunca foi novidade para ninguém.
    Esse textinho aqui não era resposta a nada, a ninguém. É realmente o que acho sobre blogs. Não dá para ficar fazendo altas explicações em tudo o que eu escrever de agora em diante, né? Será que em tudo vou ter que esclarecer que não é dirigido a fulano, que não é resposta a ciclano? Aí, num dá...Nega, o que rolou nas discussões anteriores eu nem sei classificar. Wesley Soares escreveu texto esclarecedor em relação ao veganismo. Já haviam outros post's mais antigos sobre isso. E se não houve textos esclarecedores, houve tentativas de construir algo acerca de hábitos alimentares, ética, etc. Talvez tenhamos perdido a oportunidade de fazermos um debate sério por conta das ofensas e dos exageros, o que é uma pena. Eu lamento sua saída sim (esse direito me é reservado, mesmo que você não se arrependa nem lamente) e lamento não termos parado com as ofensas e não termos dado continuidade ao debate em si.
    E, Tiaguinho! Concordo com você. Mas, eu não ataquei nem ofendi ninguém (basta ler os textos e os comentários). Inclusive, passei por cima de um comentário deveras forte de cala-boca (claro que respondi ao comentário, mas estava disposta a respondê-lo e continuar o debate...).
    Essa regra que você sugere, na minha opinião,deveria já estar internalizada em cada um de nós.
    Mas, confio que saberemos fazer isso porque queremos fazer isso, porque é importante fazermos isso.

    ResponderExcluir
  4. E, outra: que engraçado você pensar que eu iria tirar alguém!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    E claro que sei que estou lidando com loucos. Eu, vocês sabem, faço fila e exijo ser a primeira no quesito loucura.

    ResponderExcluir
  5. Continua sendo-o! Muito boa - e valeu pelo convite, pela possibilidade de (re)inserção...

    Deixa quem quiser tagarelas de barriga cheia cavar o próprio túmulo, que nossa jeguinha ideológica está bem lavada...

    Amo, amo!

    WPC>

    ResponderExcluir