segunda-feira, 11 de abril de 2011

E como é bom REVER


Vi alguns filmes neste fim de semana, alguns medianos e outros fenomenais, mas nada como rever uma das obras mais contestadoras do cineasta sueco, aquele no qual eu devo minha inclinação ao estudo do filosofo dinamarquês que influênciou todo um clã de cineastas nordicos.



Igmar Bergnam é o nome do cineasta que desde cedo me ensina que a vida é amarga e o exitir é dolorido, mas ainda assim é possível fazer da violência da vida um prazer as vezes inalcançavél pela nossa linguagem, mas que em imagens sabemos o quanto isso pode ser verdade.

" O OVO DA SERPENTE" é concerteza o filme mais atípico daqueles dirigidos por ele, mas o sofrimento e a doença, mote costante de sua filmografia estão lá e mais que isso, a tematica social agora é levada ao primeiro plano, mostrando o clima de medo e desespero numa Alemanha pós primeira guerra e que tem como consequência a gestação do mal, daquilo que seria o pior sentimento desenvolvido pelo homem, os entimento do nazismo. Pois, percebemos durantes os 120 minutos de filme, que o Nazismo não é apenas uma ideologia maléfica, mas antes um sentimento, um sentimento no qual " o mal é um caminho sem volta".

No filme assistimos um ex-trapezista judeu em volto com um clima de terror, fome, miséria e opressão num país derrotado e que ao lado de sua cunhada, tenta sobreviver numa sociedade em que o mal parece ser o único caminho. Dor, angustia, sufocamento e o demoníaco flutuam ao lado dos protagonistas que a todo estante são ameaçados pela presença de algo que esta para eclodir: O nazismo.

Talvez este seja o maior filme feito sobre o nazismo, mesmo que seu contexto social seja pré nazismo, um filme sobre a guerra portanto, sobre a guerra do homem contra ele mesmo.

Jt.

4 comentários:

  1. hj vou assistir a "Cenas de uma casamento". Espero que valha a pena.

    ResponderExcluir
  2. Neste filme, os homens são mais amargos do que a vida! jamais esquecerei da cena em que o médico, fiel seguidor dos ditames do III Reich, abre a boca, irritado e reclama: "aquele Hitler é um estouvado!". Logo depois, acontece o que todo mundo sabe que aconteceria...

    E os experimentos?! Um dos filmes mais histórico-realistas do diretor, genial por isso mesmo!

    WPC>

    ResponderExcluir
  3. Realmente Bergman sempre vale a pena, Jadson! Gostei muito de "Cenas de um casamento"(Acho que vale pra todos).

    ResponderExcluir