sábado, 5 de março de 2011

Meia palavra


Sou dos que lêem 2, 3, 4 livros, ao mesmo tempo. E não, não sou intelectual. Logo, não sei resenhá-los. É com prazer que os leio.

Leio 2, 3, 4 livros, ao mesmo tempo, porque tenho uma sede esquisita. Inicio um, começo outro. E ao contrário do que um amigo muito querido pensa e diz, eu sempre os termino. É que me deixo levar pela escrita. Deixo que um livro descanse enquanto volto para o outro. Não acho que isso seja ruim. E admiro quem sempre inicia um livro e segue fiel a ele até o fim.

Quando começo e sigo fiel até o fim é porque a primeira penetração foi extraordinária. Ocorreu com “Água Viva” de Clarice e com tantos outros. Agora, por exemplo, estou sendo fiel a Justo Navarro, no seu “Irmã Morte”. Navarro é espanhol, nascido em Granada. Dá voz a um adolescente que não aceita o pai morto e vê, nos homens da irmã recém prostituta, pedaços do corpo do pai. Num dia chega o nariz, noutro os ombros, noutro as mãos.

É um bom livro. E vou continuar lendo 2, 3, 4, ao mesmo tempo. Repetindo uma postagem anterior: tem gente que fuma maconha e vai à igreja e tá tudo muito bom, muito gostoso. Eu leio vários livros, ao mesmo tempo. E enjoei de maconha e enjoei de igreja.

2 comentários:

  1. Nunca usei maconha, mas já enjoei também...
    De igreja, sei que ainda agüento muito.
    E leio mais ou menos 2 ao mesmo tempo. E, apesar de resenhá-los eventualmente, há paixão também, visse? No momento, um só me extenua (positivamente?): AS AFINIDADES ELETIVAS, do Johann Wolfgang Goethe. Difícil...

    Quando eu for em tua casa, pego este IRMÃ MORTE emprestado (risos)

    WPC>

    ResponderExcluir
  2. Vindo de vc, sei que sempre haverá paixão!
    E terminei Irmã Morte, pode pegar. xeru.

    ResponderExcluir