terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Como estrelas na Terra...


Acho no mínimo engraçado como usamos cada um a sua maneira, esse nosso ponto REAL de encontro. É verdade que pouco comento sobre meus dias e sensações de um modo mais explícito. Mas é claro que qualquer palavra que aqui escrevo reverbera EXATAMENTE o que sinto ainda que de um modo não-dito. Dentre muitas coisas que nesse mundo me entristece está esse meu sentir-para-dentro que se mostra para os insensíveis como coisa-vazia. Mas bem sei que para os sensíveis, ou melhor, para os que povoam esse espaço aqui, a coisa-não-dita está esganiçada em cada palavra.

Iniciei falando de sensibilidade porque nesse fim de semana aconteceu o que está cada vez mais raro. Me emocionei explicitamente, mostrei as lágrimas. Estive óbvio. Jadson, Rafael e eu assistimos ao filme Taare Zameen Par - Every Child is Special”, ou para melhor entendimento em português: Como estrelas na Terra - toda criança é especial” dirigido, estrelado e produzido por Aamir Khan. O filme conta a história de um menino disléxico incompreendido que os pais obrigam a estudar em um colégio interno por não demonstrar as habilidades comuns a “qualquer criança”, desprezando nele todo o potencial criativo-genial.

As cenas são acompanhadas por uma das trilhas sonoras mais belas que ouvi. Aliás, não pareciam distintas música e imagem. Pareciam uma só coisa. Me emocionei como há muito tempo não havia me emocionado com um filme. O último que me fez chorar fora “A cor púrpura”. Mas desta vez chorei durante quase todo o filme ao ponto de meus olhos doerem. Não sei dizer se é um filme de criança feito pra adulto, ou se o contrário porque na linguagem há, ao mesmo tempo, pureza e denúncia. E há, SOBRETUDO, CORES. HÁ CORES. HÁ SOL E DIAS CLAROS. HÁ VIDA E ESPERANÇA EXPLICITADAS E, MUITO BEM DITAS.

Recomendo a todos.

É revigorante.

3 comentários:

  1. Emocionante mesmo.... as lágrimas caem com uma facilidade e com uma emoção incrível. Recomendo também.. Maravilhoso filme que denuncia aquilo que, às vezes, nossos olhos condicionados não veem.

    ResponderExcluir
  2. Este filme encanta...
    Uma grande surpresa!
    Gemi de satisfação mesmo.
    Lindo texto-experiência!
    tentei falar sobre ele aqui, mas... Cadê palavras?

    http://gomorra69.blogspot.com/2010/11/conforme-prometido-explosao-mais.html

    e

    http://www.fotolog.com.br/pseudokane3/67880420

    Cadê palavras?

    Lindo demais!

    E amo a canção sobre os tempos diferentes de cada um da família. Identifiquei-me muito ali!

    WPC>

    ResponderExcluir
  3. Eu também tentei falar sobre ele aqui, pessoas queridas, e não consegui, assim como Wesley, eu me perguntava: cadê palavras? Só sei que também como vc, Tiaguinho, eu chorei por todo o filme e com Jadson ao lado fazendo o mesmo. A gente ria e chorava junto. E as letras, lembro-me de que falamos: "Também, essas letras são de matar um". E vc sabe qexatamente as quais mexeram mais comigo, né? Todas as que ele se dirigia à mãe...Eu urrava de chorar! E a todo momento falávamos que vc precisava ver o filme, era vc ali tbm, era sua cara! Dia desses, tem que juntar todos nós e assistirmos. Vamos? Amo-os. Saudades, WPC.

    ResponderExcluir