segunda-feira, 22 de novembro de 2010

De olhos e coração cansados ou como está fora de ARACAJU


Desde o dia 15 de novembro que ponho na estrada, Brasília e Goiânia, duas cidades de climas parecidos no centro-oeste do nosso país. clima seco é peculiar às duas cidades.

Brasília: cidade planejada, com construções modernas, casas de linhas retas organizadas de forma objetiva. moradias também no subsolo, relações pessoais frias, distantes, poucas pessoas nas ruas, ruas largas de margens distantes, muitos carros, clima seco. é uma cidade que pulsa solidão monumentos arquitetônicos faraônicos belos e estranhos, distantes, andar nas suas ruas e se projetar em filme de Antonioni, tudo sendo construído, asfalto, concreto, metal e pouca vida, tendência forte ao neoliberalismo.... É a capital do país!

Goiânia: cidade igualmente planejada, moderna, moradias um pouco mais subjetivas, ruas largas, pessoas nas ruas, carros, muitos carros, bastante arborizada, as relações mais vivas, pessoas mais solícitas, contudo um ar conservador alimenta o espírito interiorano da cidade que almeja o cosmopolitanismo, sem mar, muitos bares, muita gente bebendo, pouco lugar cultural. Clima seco, pesado, respiração difícil.

Tenho saudades, da minha terra, da minha gente, é impossível não apelar para uma identificação e por mais que eu não queira aceitar, sinto que Aracaju é minha cidade preferida, que apesar de toda a carência dela, me reconheço em suas ruas, em seu litoral, em suas pessoas....

Sempre penso nessas coisas quando viajo...e viajo porque preciso e desejo....

Jt.

3 comentários:

  1. Viaja porque precisa e volta porque me ama? Sim! Vá! Responda que é! Vá! Viu?
    Diga assim: "É, galeeega!".
    kkkkkkkkkkkkkkkk!
    Saudade arretada de tu, viu?

    ResponderExcluir
  2. eu sei de alguém que disse que ia tomar pau na prova e passou...
    PARABÉNS, JADSON!!!

    boa sorte agora na entrevista!

    ResponderExcluir