sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mulheres com TPM, uni-vos!

Não. Não é em tom de reclamação que queroe screver o que vou escrever. Mas, ao contrário, é um tom de surpresa. Mas, de uma surpresa antiga e que se renova a cada mês. E comigo: a cada mês há anos.
Ontem, quinta-feira, acordei tão indisposta que deixei o dia se arrastar e não comi. Não consegui sequer comer biscoito puro, sem manteiga, sem fazer café ou suco. Simplesmente fui acometida de um desânimo e de uma falta de coragem-energia tamanhos que me impediram de comer.
Hoje, vim para a aula. Normal. Estava até animada para sair à noite, de burlar os planos de estudar e estudar e simplesmente sair com as pessoas que tanto amo.
De repente pareceu que minha bateria descarregou.
Sentei-me entre os corredores de uma das didáticas daqui da UFS e ali fiquei por quase duas horas. Sentada. Olhando para o nada. Mas, antes, caminhei pela universidade sem coragem de sair. Era como se eu criasse, sem o saber, uma impossibilidade de ir para casa. Estava sem energia. Mole. Estranha. E incomodada com a situação que eu achava exdrúxula, deveras.
Depois das quase duas horas sentada, levantei-me, com esforço, e fui ao banheiro.
Lá descubro que estava menstruada.
Eis a surpresa mensal: o antes da menstruação é sempre inusitado. Quando não me acabo de chorar, fico muito bruta, quando não choro nem fico bruta, sinto cheiro de cobre em todas as águas (até do mar), quando não é uma coisa estranha, é uma muito esquisita. Tudo isso é feliz quando não vem acompanhado de dores nas pernas, no "pé-da-barriga", de cabeça, nos seios...
Eu incho, fico me sentindo muito mais gorda do que sou. Eu mudo e é como se fosse novo. Como se nunca me tivesse acontecido antes. Mas, acontece sempre. A diferença só é de intensidade. Há meses onde tudo acontece de maneira mais branda, quase que imperceptível. Noutros, avario como nesse.

No mais, é engraçado depois, como falei há pouco com Jadson.
Falei porque dou a notícia de que menstruei como a de quem mentruou pela primeira vez na vida (lembro-me agora da pobre Pombinha de O cortiço).
Estive com medo de precisar que alguém viesse me resgatar da UFS.
Já pensou que inusitado? E depois como explicar?
"Não consiguia sair da UFS porque, porque, porque....estava com TPM".
Oi?
Quem acreditaria em tal impossibilidade e ainda explicada a partir de tal argumento?
Eu.
Eu acredito em tudo vindo de uma mulher antes de menstruar.

3 comentários:

  1. ah, é terrível, eu já sou muito sensível, e no período antes e durante a menstruação então., nem se fala.
    chega a ser engraçado o modo como crio dramas e choro, e tudo me toca, se brincar um dia uma música do Fresno vai me EMOcionar. (brincadeirinha)

    ResponderExcluir
  2. um dia eu vou criar um dicionário dessas palavras engraçadas que aparecem quando a gente vai publicar um comentário num blog kkkk
    acabei de ver "falmist"
    kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Estava eu a conversar com uma amiga de trabalho justamente sobre isso...

    Jamais entenderei esta situação. É quase uma injustiça da natureza. Quase não, o é!

    Fica bem, amor meu!

    WPC>

    ResponderExcluir