quarta-feira, 9 de junho de 2010

O que não esperar de um Estado Capitalista?

Hidréletrica de Xingó


(devo ter escrito alguma coisa truncada, como tudo que penso...)


Escrevo com muita raiva de ser esse cara que insiste em dar murros em ponta de faca. Participei à tarde de uma reunião com rizicultores que há anos discutem os mesmos problemas. Comparecem às mesmas reuniões, bancos, representantes de associações, ilustríssimos senhores superintendentes de instituições que têm como missão promover o desenvolvimento do baixo São Francisco Sergipano.

Para quem não conhece a região, ela era há muitos anos, antes da construção das barragens das hidrelétricas no rio São Francisco, um lugar onde a rizicultura acontecia harmoniosamente. As lagoas com as cheias do Rio São Francisco se enchiam, naturalmente... os agricultores plantavam, as lagoas secavam e os agricultores colhiam assim como os pescadores pescavam. Tudo na mais perfeita harmonia ecológica.

Era uma vez o setor industrial que precisava de energia para suprir a demanda de um novo padrão de produção e consumo que emergia no país na década de 50. Era uma vez ... a agricultura familiar do baixo São Francisco. A vontade que me deu na reunião foi de me levantar e dizer em alto e bom som: A agricultura familiar nessa região está fudida! Disse apenas que é claro que precisávamos discutir os erros do passado, até porque precisamos conhecer os erros para consertá-los. A vontade era de gritar.

Ali estavam todos os “atores sociais” e eu sem saber se usava a linguagem dos livros, a linguagem dos rizicultores ou a minha linguagem, foi uma tarefa difícil. Um dos grandes gargalos da atividade do arroz ali é uma usina de beneficiamento que o Estado de Sergipe cedeu para uma empresa chamada Arroz Supremo que comprou boa parte da produção dos rizicultores e simplesmente não pagou. Uma empresa rica, proprietária de terras que valem milhões no sul do país... Os rizicultores, É CLARO, ameaçaram o administrador da empresa de morte e pasmem!... os rizicultores depois de toda a safadeza foram PROCESSADOS...

O que eu posso esperar de um Estado que elabora leis que protegem um sistema onde a AGRODINDÚSTRIA é beneficiada em primeiro lugar, que não facilita, sequer incentiva o associativismo e o cooperativismo, e quando o fazem... alguém, por trás, ganha muito dinheiro, e o ideal cooperativo vai por água abaixo ... e a cooperativa não passa de uma empresa capitalista cheia de “cooperados”????????????. Desorganizados os agricultores permanecerão para sempre enfraquecidos! Por mim, invadíamos a Usina! Mas eu mesmo estava (de certa forma) representando o governo federal naquela reunião. Transgredir as leis da propriedade privada me causaria sérios problemas ... e a luta como ficaria????? AAAAAAAAAAAHHHHHHHH, que angústia!

Não agüento mais discutir o passado, queria ver uma desconstrução ... queria construir com eles, os rizicultores, alternativas. Mas sou sempre barrado por discursos que não nos levam a lugar algum, querem falar bonito, dizer que tem opinião a respeito, mas a mão na massa, ou melhor, na terra, fica para o rizicultor que só sabe plantar arroz e nada mais... e que enganados, não sabem nem o que querem...

Acho que não vai ser por essas décadas... e sim... (meu coração tá tão apertado agora), a agricultura familiar no baixo São Francisco está fudida..... muitos rizicultores devem aos Bancos (federais), que por LEI não cedem nem um milímetro.

3 comentários:

  1. Rapaz, lembra-se que quando terminei de ler a parte inicial de seu trabalho, no domingo, eu falei: "Ou seja, está tudo ferrado!"? Você tem um trabalho bonito e muito árduo para fazer. o bom é que você conhece as regiões, sabe dos conflitos desde há muito...
    Deve ser nojento ver tanto distanciamento de um problema que você enxerga pulsante...
    Nem sei o que dizer. Mas, em minha linguagem: tá tudo fudido sim, mas deve haver u-m-a s-a-í-d-a-a-aaaaaaaa! (lembra-se desse final?).

    ResponderExcluir
  2. E, mais uma vez, a palavra CANSAÇO vem à tona... Junto comigo, Jadão e Ninalcira... Tá difícil... Ter consciência dói cada vez mais!

    WPC>

    ResponderExcluir
  3. A palavra Cansaço tb vem comigo WPC, estou cansando...prestes a me render e cair na tentação do individualismo egoísta típico do nosso sistema.

    E aí eu começo a pedir arrego... ao Deus, à minha consciência... ou a sei lá que porra... Há sede de justiça, e só, sem pena, sem compaixão, apenas justiça. Acho que a essa altura vcs já me compreendem.

    ResponderExcluir