quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ciências x Humanidades

Alimento o pesadelo de que, em alguns anos, os aviões não decolarão, mas todos nós seremos muito elegantes.
...mas é o caso de perguntar por que somente a arte teria poderes civilizatórios.
Sem desmerecer os excelentes alunos de cinema, letras ou sociologia, é impossível negar que, para alguém sem grande talento ou dedicação, será sempre mais fácil ser medíocre num curso de humanas do que num de exatas.

Todas as citações são do documentarista João Moreira Salles retiradas de um texto publicado na última edição de domingo do jornal Folha de São Paulo, no caderno Ilustríssima.


Li o artigo uma única vez. No computador da Bicen.

(...)

O texto aqui

Um comentário:

  1. Eita que isso na pano pra manga. eu gosto muito do tabalho do João Moreira enquanto cineasta e desgosto quase sempre de tudo que ele escreve.
    a unica coisa que concordo nese artigo é o fato da cisão entre essas areas do saber simbolico humano, operada pelo processo de especialização imposta pelo capitalismo tardio empobreceu o mundo. porém a defesa dele é ridicula, o mundo está realmente a progredir? a alguma vitória das "humanidades" em ser estilista? o pior de tudo é se basear em dados estatisticos totalizantes e sem nenhuma noção contextual, isso em linguaguem logica-cientifica se chama falácia!
    Aqui no Nordeste não há nenhum charme em ser Filosofo, letrado, musico, artista ou mesmo estilista, aliás a verba destinada aos cursos acadêmicos nesta áreas por estas bandas são sempre as menores, charmoso aqui é ser engenheiro, médico, advogado, coronel, e por ai vai....
    o fato é que há uma continua sucatização do ensino superior, principalmente nas humanas, e uma vulgarização dos cursos academicos de humanas.

    Jt

    ResponderExcluir