sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aprendendo a "pegar" ônibus


Recebi, recentemente, uma amiga que mora em Minas Gerais. Retribuição boa de visita. Eu tentei mostrar algumas coisas de Buraco (apelido carinhoso de nossa terrinha) para ela. E estava animada em mostrar que havia coisas legais pras bandas de cá. Porém, falava sempre para ela do quanto era complicada a situação de quem dependia de ônibus coletivo, transporte público, aqui na capital da qualidade de vida. Ela me olhava meio que desacretidando, pois estávamos andando de ônibus no momento desse meu comentário e as coisas lhe pareciam tranquilas.

Ok.
A mocinha não se deu bem com o sol forte. Sentiu dores de cabeça. A comida pesada a nauseou.
Cuidei dela meio que cosntrangida...
Passou.
Ela viajaria para Maceió as 18:30. Hoje. E viajou. Mas, foi por pouco...
Saímos de minha casa, no grande A.F., cinco e vinte da tarde. Diretão para o terminal D.I.A. Vinte pras seis e o terminal lotado assustou a pobre moça...Carregávamos uma mala pesada.
Circulares cidades 2 começaram a chegar e a lotar e a impossibilidade de entrarmos em um ônibus a assustava mais e mais até que ela me perguntou quanto custava um táxi até a rodoviária nova...
No espaço de tempo entre minha resposta e a chegada de mais um ônibus, assisti a sua (da minha visita) transformação: ela me olhou e disse: "Vou entrar nesse ônibus AGORA. Ela era outra. Não falava suave e educadamente, como o de costume. E agiu. Passou por entre as gentes, cotovelou algumas pessoas, subiu, arrancou a mala de minhas mãos e sentou-se.
Eu assustada e carregada por ela também entrei e também sentei (o que nunca acontece).

Rimos. Rimos muito. E chegamos à conclusão de que ela, no último minuto de sua estada aqui, aprendeu a pegar ônibus.
Porque aqui, aprender a pegar ônibus não depende de saber os nomes e os números das linhas e muito menos saber por que pontos elas passam. Pegar ônibus, aqui, é conseguir entrar em qualquer um deles às seis horas da noite e chegar ao destino desejado inteiro.

Concluo a impressão, depois de - na volta de deixá-la na rodoviária - esperar quarenta e cinco minutos no terminal D.I.A. o Circular Shopping's 2 de que, parodiando Euclides da Cunha, o nordestino é antes de tudo um forte.

P.S.: A moça gostou muito da viagem. Ficou feliz, feliz de termos ido à praia...e aprendeu a "pegar" ônibus em Aracaju.

7 comentários:

  1. Haja o que houver, "pegar ônibus" é um inconveniente que aprecio deveras, não obstante abrir exceção quando o ônibus em pauta é o Santa Lúcia em direção a Jadson. Horrível esperar por aquilo!

    WPC>

    ResponderExcluir
  2. O que aprendi nos ônibus de Buracoaju foi como bater de maneira mais dolorosa a cabeça no teto e a bunda nos assentos superconfortáveis...

    ResponderExcluir
  3. Por que que meus comentários sempre demoram tanto para aparecer? Nem dá para ler meus erros e disconcordâncias...

    WPC>

    ResponderExcluir
  4. PC!Demoram porque eu sou burra! Não sei de jeito nenhum configurar essa droga para deixar de precisar de minha liberação para publicar os comentários e como meu acesso à Inernet é escasso: ferrou!
    Não suporto mais: me ajuda? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Pronto! Decidi que agora ou eu descubro essa merda: ou eu descubro!
    Se não descobrir (choro e peço ajuda!) kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Rapaz! Fui em configurações, cometários e...plim plim! Acho que agora não teremos mais problemas!

    ResponderExcluir
  7. Dito e feito!
    A poderosa Nina virtual atacou mais uma vez...
    Agora leio-me quando publico.
    Uhuuuuuuuuuuuuuuuuu!
    Viva o sistema coletivo de transportes (kkkk)
    Que muda pessoas e transfigura personalidades!

    WPC>

    ResponderExcluir