domingo, 16 de maio de 2010

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O AMOR- PARTE I


DESDE A ANTIGUIDADE CLÁSSICA QUE O TEMA DO AMOR TEM SIDO ALVO DE DIVERSOS PENSADORES. EM PLATÃO EROS É O MEDIADOR, ENCARREGADO DE MEDIAR A ASCESE DO MUNDO SENSÍVEL AO MUNDO INTELIGÍVEL(O BANQUETE). NO MEDIEVO, AGOSTINHO DE HIPONA PENSAVA O AMOR CÁRITAS OU ÁGAPE. TAL SENTIMENTO, IMPULSIONAVA O HOMEM PAR A PRÁTICA DO BEM( O LIVRE-ARBÍTRIO). MAS A FRENTE, O PESSIMISMO DE SHOPENHAUER ASSEVERA QUE O AMOR É APENAS COMO UMA FORÇA DA VONTADE DE PROCRIAÇÃO. PORÉM É NO FIM DA MODERNIDADE E NA CHEGADA DO QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR IDADE CONTEMPORÂNEA QUE APARECEM NOVAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DO AMOR .

FEUERBACH, NA ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO, NOS FALA DA CONCRETIZAÇÃO DO HOMEM COMO SER NO MUNDO, REDUZ A ESSÊNCIA DE DEUS À DO HOMEM. COM EFEITO, O AMOR GANHA EM FEUERBARCH UM ESTATUTO DE COMUNHÃO HUMANA, ESSE SENTIMENTO SE DESLOCA DA FIGURA METAFÍSICA E ILUSÓRIA DE DEUS E TORNA-SE APENAS SENTIMENTO ENTRE OS HOMENS, O AMOR DEIXA DE SER UMA FICÇÃO IDEALIZADA E PASSA A SER PURA SENSIBILIDADE. A RELAÇÃO AGORA É ENTRE O EU E O TU, OU MESMO, O AMOR DO HOMEM PELO HOMEM. O AMOR EM FEUERBACH GARANTE UMA UNIDADE INTEGRAL, ONDE AMAR A SI MESMO E AMAR O OUTRO É A CONCRETIZÇÃO DA NUTUREZA HUMANA, ISTO É, AMO A MIM MESMO TANTO QUANTO AMO O OUTRO, POSSIBILITANDO UMA AÇÃO DE SOCIABILIDADE, UMA COMUNHÃO ENTRE OS HOMENS. NÃO HÁ AI UM REENCONTRO DE PARTES SEPARADAS COMO HAVIA NOS GREGOS, MAS ANTES A CONCRETIZAÇÃO DO SER ÚNICO QUE NÃO SE VER EGOICAMENTE NO OUTRO, MAS QUE ENCHERGA NO OUTRO AQUILO NÃO É. AMAR O OUTRO SIGNIFICA, PORTANTO, RECONHECER A UNIDADE PRESENTE EM CADA SER.

2 comentários:

  1. Concordo!

    E, admitamos, ser amigo de Feuerbach e de quem acredita que o platonismo é realista facilita bastante as coisas, né?

    WPC>

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